Google Ferramentas para Webmasters - Sitemap para Blogger

Posted by Carol Leal On 10:58 No comments

Algum tempo atrás, expliquei a importância da Sitemap, e para que ela serve - O que é Sitemap e quais melhorias causa em seu Blog - Como prometido, vim lhes ensinar como criar um Sitemap para que o Google indexe melhor o seu Blog. Este serviço chama-se Google Webmasters Tool, e permite a criação de Sitemaps facilmente.

Sitemap é um serviço que auxilia o Blog a indexar rapidamente os seus artigos, organizando-os de maneira correta, fazendo com que os mecanismos de pesquisa a qual ela está sendo criada, seja mais rápido na hora de indexar os seus artigos. Por isso é indispensável utilizar Sitemap para indexar melhor seu Blog. Neste artigo, tratarei apenas a criação de Sitemap para o Google, ela não auxiliará a indexação em mecanismos de pesquisas como Yahoo! e Bing.

Antes de iniciar a criação do Sitemap, é preciso acessar o Google Webmasters Tool e fazer Login com sua conta Google. Logo após, no painel principal, clique na opção "Adicionar um site...", e digite o link de seu Blog. Para prosseguir, clique em "Continuar".

Você será redirecionado para uma nova tela. Agora, você deverá certificar-se de que o Blog em questão é seu, adicionando uma Meta tag ao seu cabeçalho. Então, selecione a opção "Meta tag" e cole o código gerado em seu Blog, DEPOIS da tag . Após isso, clique em "Verify" para ter seu código verificado.

O Google pode demorar um pouco a verificar se você adicionou a Meta tag no seu Blog (cerca de 5 minutos), vá clicando em "Verify" até o Google certificar-se de que você adicionou o código. Quando o Google verificar seu código, você será redirecionado para o painel principal de seu Blog no Google Webmaster Tools. Procure pela opção "Enviar um Sitemap" para iniciar o envio de um Sitemap.

Após encerrar esta etapa, clique no botão "Enviar um Sitemap", e você deverá digitar um código. Para que o seu Sitemap seja criado com sucesso, sem desativar o serviço de FeedBurner (quando é feita a criação de um Sitemap seja feita, é necessário desativar o serviço de FeedBurner), você deve colocar o seguinte código, da maneira que explicarei abaixo.

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

PRESTE BASTANTE ATENÇÃO nesta explicação, qualquer erro pode afetar o serviço de FeedBurner de seu Blog, e até sua indexação no Google. O código acima, tem o número destacado em vermelho, que define o artigo inicial que o Google irá indexar. No código, está "1", que é de onde ele iniciará a indexação. E o número "100" definirá o número de artigos que este Sitemap irá indexar. Este é o primeiro Sitemap. Se o seu Blog tem 950artigos, você deverá adicionar 10 Sitemaps, como indicado abaixo:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=401&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=501&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=601&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=701&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=801&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=901&max-results=100

Lembre-se: Cada linha representa uma Sitemap que deverá ser criada. Na primeira linha, a Sitemap irá indexar desde o artigo número 1 de seu Blog, até o artigo número 101, porque, o último número está indicando que ele indexe 100 artigos por Sitemap. No segundo Sitemap, ele deverá indexar do artigo 101 ao 201, e assim por diante. No último Sitemap, ele indexa do artigo número 901 ao 1.000. Como o Blog em questão possui 950 artigos, ele indexará todos os artigos, até chegar ao 1.001. Quando seu Blog ultrapassar o número de artigos que o Sitemap indicou, você deverá adicionar um outro Sitemap, indicando a partir de qual artigo irá indexar, e o número de artigos que este Sitemap irá indexar. Não coloque mais de 100 artigos por Sitemap, para facilitar a análise deles, e acelerar a indexação.

Neste artigo, explique de maneira clara e simples como criar um Sitemap para seu Blog. Siga todos os passos corretamente, e tenha o maior cuidado para que não ocorra erro algum. Basta ler tudo e fazer como expliquei. Caso ocorra algo errado com seu FeedBurner, apague os Sitemaps que você fez e refaça este processo novamente.

Fonte/Créditos: http://www.desenvolvimentoblogger.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Como conheceu o BlogPiauí