Quer aumentar o rendimento da bateria de seu notebook?

Posted by Carol Leal On 05:28 No comments

notebook Quer aumentar o rendimento da bateria de seu notebook?


Vai levar o notebook para um passeio? Aprenda a poupar energia para tirar melhor proveito do seu aparelho.

Com o período de festas chegando, fim de ano, as viagens surgem. Para muitos de nós, é o tempo de se afastar de computadores e dar um descanso para a cabeça. Para outros, é a hora de levar o notebook para um passeio.

Em viagens curtas e solitárias, o notebook pode ser um grande amigo. Mas, a menos que você tenha uma bateria reserva, é possível que seu companheiro se desligue em pouco tempo, uma frustração em períodos de espera como alguns terminais de embarque em que tomadas são inexistentes ou estão todas ocupadas, por exemplo.

Como poupar, então, energia de seu computador e fazer com que ele dure mais tempo? Continue lendo as nossas dicas e, quem sabe, você consiga aumentar consideravelmente o rendimento de sua bateria.

Uma das dicas mais corriqueiras para quem quer fazer o notebook render mais: desativar a placa de rede sem fio

Desligue a placa sem fio
Se você não for precisar da conexão à internet, desabilite sua placa de rede sem fio. A grande maioria dos aparelhos vem com um botão que permite ligar/desligar a conectividade Wi-Fi. Desligue-a.

Sem DVD
Embora netbooks já venham sem drives de DVD, notebooks vêm equipados com o dispositivo. Se você quer poupar energia, o ideal é deixar o drive sem uso. Rodar um DVD ou CD consome energia da bateria e, mesmo que o disco não esteja sendo utilizado, o notebook pode tentar acessar o drive de tempos em tempos caso uma mídia esteja presente.
Se você for precisar do DVD para alguma coisa, uma boa saída é usar um software de drives virtuais, como o Daemon Tools (www.daemon-tools.cc). Com ele, basta criar uma imagem do DVD a ser utilizado. O programa gera um disco virtual que engana o computador, achando que está rodando, na realidade, um DVD de verdade.

Com o DimScreen, você pode reduzir o brilho da tela
Reduza o brilho
Quanto mais brilho seu monitor estiver exibindo, mais rápido a bateria se esvai. Uma boa solução, neste caso, é reduzir ao máximo possível o brilho do monitor. Notebooks trazem atalhos de teclado para fazer isto. Caso não seja possível, alguns pequenos utilitários podem auxiliar na tarefa.
Um deles é o Dimscreen (bit.ly/8ZFcAv) que quando executado se ativa na barra de tarefas e permite alternar rapidamente entre diversos padrões de brilho.

O mínimo necessário
Quanto mais programas estiverem abertos, mais recursos de processamento serão consumidos e, ao mesmo tempo, mais bateria será gasta. Aprenda a priorizar e manter apenas o mínimo aberto. Caso você esteja conectado à internet, priorize suas atividades: navegar ou conversar? Decidindo isso, fica fácil saber se deve rodar o navegador ou seu Messenger.

Agora, olhe do lado esquerdo do relógio do seu computador, no canto inferior direito da tela. Quantos daqueles pequenos ícones aparecem? Dezenas? Isso é um problema. Cada ícone destes indica um software rodando em seu computador.
Passe o mouse por cima de cada um deles para saber do que se trata. Você realmente precisa deles? Provavelmente, não. A maioria pode ser fechada com um clique do botão direito do mouse. Os mais resistentes podem ser desabilitados.

Desative, via msconfig, os aplicativos que não precisam ser rodados o tempo todo
Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas (pressionando as teclas CTRL+ALT+DEL apenas UMA vez), para encerrar os processos manualmente, ou então corte o mal pela raiz, limando estes softwares da inicialização do Windows.
Como? No XP, clique em Iniciar > Executar e digite msconfig.exe. No Vista e no 7 o caminho é mais curto, basta digitar msconfig.exe na busca do menu Iniciar. Uma vez no assistente, na aba Inicialização de Programas, desmarque tudo que parecer desnecessário e reinicie o computador.
Se você estiver usando o Windows Vista, feche a Barra Lateral do Sistema, uma das vilãs em consumo de processamento. Digite Informações e Ferramentas de Desempenho na busca do Iniciar. Na nova janela, clique em Ajustar efeitos visuais. Na aba Efeitos visuais, deixe marcada a opção Ajustar para obter melhor desempenho, o que desligará o recurso Aero e diversas outras firulas gráficas do Windows.

Sem periféricos
Assim como recomendamos desabilitar a placa de rede sem fio, é importante que você desconecte outros periféricos. Impressoras, gravadores, mouses, caixas de som ou fones 

USB são grandes responsáveis por consumo de energia.
A menos que você vá assistir a vídeos no notebook, não há necessidade de sons. MP3 no notebook? Nem pensar! Use o celular ou um tocador portátil, bem mais econômico.

Crie planos de energia
O Windows vem com uma ferramenta para criar planos de energia que é bastante útil. Aprenda a utilizá-lo.

Crie um perfil de energia no XP

1) Clique em Iniciar > Painel de Controle. No grupo Desempenho e manutenção, escolha Opções de energia. Escolha a opção Maximizar bateria para ter como base um perfil econômico.
2) Altere as configurações para desligamento de monitor, discos, modo de espera e hibernação. A primeira coluna indica as preferências para quando seu notebook estiver na tomada. A segunda, para o aparelho rodando na bateria.
3) Terminada a alteração, escolha Salvar como e digite um nome para o modelo. Nas guias Alarmes e Medidor de energia, você pode configurar como o Windows se comporta na avaliação da carga restante da bateria.
4) Alterne para a guia Avançado e defina como o Windows deve agir ao pressionar o botão de desligar, colocar em modo de espera ou ainda o que ele deve fazer quando a tampa do notebook for fechada e o dispositivo ainda estiver ligado.

Crie um perfil de energia no Vista/7

1) Digite energia na busca do menu Iniciar e abra as Opções de Energia. Na barra da esquerda, clique em Criar um plano de energia. Como sua intenção é poupar energia, escolha como base o modo Economia de energia. Em Nome do plano, batize sua configuração.
2) Na próxima tela, defina os períodos que o sistema levará para desligar o vídeo ou suspender as atividades do computador. Este contador será iniciado a partir do momento que você parar de digitar ou movimentar o mouse. Clique em Criar.
3) O plano aparecerá na sua lista. Clique em Alterar configurações do plano e depois em Alterar configurações de energia avançadas. A nova janela permite um ajuste fino de cada um dos componentes.
4) Em Configurações de Adaptadores Sem Fio, abra Modo de economia de energia e escolha, em configuração, Economia de energia máxima. Em Configurações de multimídia, em Ao reproduzir vídeo, escolha Otimizar economia de energia. Clique em Aplicar e depois em OK.

Suspensão do sistema ou hibernação?
Se você se pergunta qual a diferença entre esses dois modos, a gente tem a resposta. Quando o computador entra em modo de suspensão, todos os dados continuam salvos na memória RAM, enquanto o monitor, o disco rígido e o processador são desligados. Isso quer dizer que, se a pausa for curta e a bateria estiver cheia, você recuperará seus dados minutos depois, quando voltar.
Todavia, se a ausência for maior, a recomendação é colocar o computador para hibernar. Todos os dados da memória RAM são gravados no disco rígido antes que os dispositivos sejam desligados. Assim, você evitará perder seus dados em um eventual esgotamento da bateria.

Para quem quer ainda mais
Não satisfeito com as dicas dadas até agora? Quer ir além e testar outras possibilidades? Pois bem…

Com menor resolução, menos é exigido de sua placa de vídeo - Mude a resolução. Altas resoluções são ótimas para trabalhar, mas utilizam mais recursos da placa de vídeo e, por isso, também são gulosas em bateria. Reduza a resolução de tela se possível. Isso pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e escolhendo Propriedades (no XP) ou então Resolução de tela (no Vista e no 7).

Fique frio!

Locais muito quentes afetam não apenas o rendimento do notebook como também de sua bateria. Enquanto poucos usuários devam enfrentar adversidades do gênero, um conselho dentro disto se estende a qualquer um: mantenham seus notebooks limpos.

Com o aparelho desligado, limpe com um pano seco ou aspirador de pó as saídas de ventilação do notebook. Retire a bateria e retire toda a poeira, que pode entupir os contatos e dificultar seu rendimento.

Evite usar o notebook no colo ou sobre almofadas e travesseiros. Uma boa idéia é utilizá-lo sobre uma superfície lisa e rígida, como uma prancheta ou capa de um caderno, por exemplo, para que as saídas inferiores de ventilação não fiquem obstruídas.

Coloque o disco em ordem para melhorar o desempenho na localização e leitura de arquivos

Desfragmente o disco
Desfragmentar o disco é um processo que coloca ordem em seus dados aumentando o rendimento do sistema e exigindo menos processamento do computador ao tentar localizar arquivos. Isto porque, quando um dado é alocado, dependendo de seu tamanho ele pode ser quebrado em vários pequenos espaços dentro do disco rígido. Quanto mais cheio, mais desordenado o disco.

Quando feita, a desfragmentação realoca os arquivos em espaços adjacentes, facilitando a tarefa do sistema sempre que um arquivo é requisitado.

Há décadas o Windows traz uma ferramenta de desfragmentação de disco embutida. No Windows XP, você pode localizar o aplicativo dentro de Iniciar > Todos os programas > Acessóricos > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. No Windows Vista e no Windows 7, a ferramenta pode ser localizada digitando Desfragmentador de disco na busca do menu Iniciar.

Selecione o volume a ser desfragmentado e clique em Desfragmentar para que o processo seja realizado. Atenção: em sistemas mais antigos e computadores em que a desfragmentação nunca ocorreu o processo pode demorar um tempo considerável. Outra coisa muito importante: o processo de desfragmentação consome uma enorme quantidade de energia, portanto espere sua conclusão com o notebook ligado na tomada e só então saia para passear.

Desabilite as proteções
Se você seguiu o conselho de desabilitar a placa de rede sem fio, aproveite e desligue também aplicativos como o antivírus e o firewall. Por ficarem residentes na memória, estes softwares consomem recursos do sistema buscando por ameaças a qualquer momento.

Caso decida manter a placa sem fio ativa para surfar na web em lugares públicos, não desabilite o Firewall! Você pode até viver sem o antivírus, com extrema cautela, mas sem o firewall seu computador fica muito mais vulnerável a qualquer invasão.

Espero que todas essas dicas ajudem a economizar muito mais sua bateria.

Fonte: Geek

0 comentários:

Postar um comentário

Como conheceu o BlogPiauí